Moodle - CNEC Osório

  • CRONOGRAMA 2013/2

     

    DISCIPLINA

    CARGA HORÁRIA

    CRÉDITOS

    GEOGRAFIA DO BRASIL II

    80 H

    04

    CURSO:  GEOGRAFIA

    PROFESSOR(A):  Ligia Beatriz Goulart

    1. PERFIL DESEJADO DO EGRESSO (resumido):

     

    O Curso de Geografia, Licenciatura Plena, visa a habilitar professores com formação pedagógica e humanística para atuar com eficiência no Ensino Fundamental e  Ensino Médio. Objetiva formar um educador que se veja, na prática, como um sujeito que tem um projeto, que reflete, conhece, argumenta e toma decisões. Problematiza o fazer pedagógico, buscando aprender, questionar e dar significado à prática.

    2. EMENTA

     

    Critérios de divisão regional do Brasil. As propostas de regionalização para o Brasil: evolução histórica. A proposta dos complexos regionais: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. A Amazônia. A natureza, o processo de ocupação e organização do espaço Amazônico.

     

    3. OBJETIVOS

     

    GERAL

     

    Avaliar o processo de regionalização e a importância das regiões brasileiras para a formação territorial brasileiro.

     

    ESPECÍFICOS:

     

    Analisar o desenvolvimento econômico e os usos dos territórios e sua relação com a diferenciação espacial.

    Identificar e explicar as propostas de regionalização e comparar as diversas regiões brasileiras.

    Explicar o espaço geográfico amazônico e o seu papel estratégico na geopolítica brasileira e mundial.

     

    4. SÚMULA DOS CONTEÚDOS:

           

     

    EIXO 1

     

    A divisão regional do Brasil: propostas e critérios ao longo da história.

     

    As propostas contemporâneas de regionalização.

     

    Os complexos regionais:  homogeneidades e diferenciações.

     

    Caracterização dos complexos regionais: Amazônia, Nordeste e Centro-sul.

     

     

    EIXO 2

     

    Amazônia: processo de ocupação e apropriação econômica.

     

    Amazônia: caracterização geográfica e potencialidades paisagísticas.

     

    Amazônia: exploração e aproveitamento econômico dos recursos naturais.

     

    Amazônia: desenvolvimento e sustentabilidade.

     

    Geopolítica da Amazônia.

     

    Problemas contextuais relacionados à futura profissão (refletidos e fundamentados em cada conteúdo)

     

     

     

    O desenvolvimento econômico e o processo de ocupação e apropriação produtiva do espaço brasileiro geraram diferenciações paisagísticas e territoriais as quais subsidiaram diversas propostas de divisão regional do Brasil. Quais foram estas propostas e à quais politicas governamentais se   vincularam ?  Qual a importância de compreender os processos de regionalização, as propostas legais de regionalização e suas relações com as políticas territoriais ?

     

     

     

     

     

     

     

     

    Como o vasto espaço amazônico insere-se nas politicas territoriais e ambientais brasileiras ? Qual o papel da  floresta amazônica  para o equilíbrio ambiental planetário ?

    5.PROPOSTA DOS PASSOS METODOLÓGICOS QUE DESAFIEM A FORMAÇÃO DO PERFIL DO EGRESSO

     

    Passo  1: Aulas expositivo-dialogadas para apresentação inicial de conceitos e métodos.

    Passo  2: Atividades de pesquisa individual e/ou em grupo para identificação de situações problema.

    Passo  3: Atividades em grupo de discussão/formulação de questões de pesquisa.

    Passo  4: Atividades individuais e  de grupo de leitura, reflexão e pesquisa bibliográfica, análise de mapas, gráficos, filmes.

    Passo  5: Atividade de pesquisa no campo.

    Passo 6: Produção individual e em grupo: apresentação de propostas de planejamento territorial, econômico e ambiental, produção de artigos, papers, infográficos e  materiais didáticos.

    6. CRITÉRIOS PARA ESTABELECER COERÊNCIA ENTRE A AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA E O PERFIL DO EGRESSO

     

    Passo 1: Aulas expositivo-dialogadas, acompanhadas da leitura, interpretação e discussão de textos de introdutórios aos conteúdos.

     

    Passo 2:  Seminários  onde os alunos, baseados nas leituras e em suas práticas e vivências,  deverão propor e discutir questões relativas aos eixos temáticos definidos no programa.

     

    Passo 3:  Realização de pesquisas individuais e em grupo, orientadas pelo professor, visando investigar as questões  propostas no passo 2 e observações de campo.

     

    Passo 4: Elaboração de  trabalhos  sobre as questões estudadas.

     

     

    7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

     

    BECKER, Bertha K. Amazônia. São Paulo, Ática, 1990.

     

    CASTRO, Iná Elias de GOMES; Paulo C. Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Brasil: questões atuais de reorganização do território. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1996.

     

    ROSS, Jurandyr L. Sanches (org). Geografia do Brasil, 2. ed – São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

     

     

    8.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

     

     AB’SABER, A.N. Os domínios de natureza no Brasil-Potencialidades paisagísticas. legre: Ed. da UFRGS, 2008.

     

    ANDRADE, Manuel Correia de.  Geopolítica do Brasil, São Paulo, Ática, 1989.

     

    CHRISTOFOLETTI, Antônio e outros (org). Geografia e Meio Ambiente no Brasil, 2. ed., Hucitec, São Paulo, 1998.

     

    CORRÊA, Roberto L. Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1997.

     

    FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 16ª ed. São Paulo: Nacional, 1979.

     

    PRADO JR, Caio. História econômica do Brasil. 26ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1981.

     

    SANTOS, M. e SILVEIRA, M.L. O Brasil: território no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001

     

    ENCONTROS

    (Moodle )10 h cada

     

    CONTEUDOS

     

    Orientações ao aluno

    1

    Critérios de divisão regional do Brasil

    HAESBAERTRogério. Região, regionalização e regionalidade: questões contemporâneas* in:

    http://ucbweb2.castelobranco.br/webcaf/arquivos/29236/14223/Regiao__regionalizacao_e_regionalidade_Haesbaert.pdf

     

    2

    As propostas de regionalização para o Brasil: evolução histórica.

    1- Acesse o blog cujo endereço está abaixo

    http://geoblog-cmpa.blogspot.com.br/2009/11/o-processo-de-regionalizacao-do-brasil.html

    2-Leia as informações contidas nos mapas e textos

    3- Elabore um resumo das informações contidas neste blog. Pode ser em power point

     

    3

    A proposta dos complexos regionais: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.

     1-Analisa o power point  Milton e Roberto Regionalização do espaço brasileiro

    2-Elabore um comentário crítico

     

    4

    A Amazônia.

    Leitura da revista e elaboração de uma resenha hhttp://cienciahoje.uol.com.br/categorias?listasubject=Amaz%C3%B4nia

    5

    A natureza, e organização do espaço Amazônico.

    Procure em jornais ou revista uma reportagem que possa ser comentada e justificada com elementos da revista Ciência Hoje (hhttp://cienciahoje.uol.com.br/categorias?listasubject=Amaz%C3%B4nia)

    6

    O processo de ocupação e organização do espaço Amazônico.

    Leitura do Livro

    BECKER, Bertha K. Amazônia. São Paulo: Ática

    7

    O processo de ocupação e organização do espaço Amazônico.

    Revisão das políticas de ocupação da Amazônia: é possível identificar modelos para projetar

    cenários? BERTHA K. BECKER in:

    http://www.ufpa.br/epdir/images/docs/paper28.pdf

    8

     

    Avaliação

     

     

     Prova

     

     

    Autoinscrição
Saltar Navegação

Navegação